Equi Fernández tira sarro da nossa ignorância

Equi Fernandez

“As palavras são símbolos e não a realidade. A tela das palavras atua como um refúgio para a mente preguiçosa, sem reflexão, que gosta de se enganar. A escravidão às palavras é o início da inação – que pode parecer como ação. E uma mente que está aprisionada nos símbolos não pode ir muito longe.”

“Cada palavra, cada pensamento molda a mente, e sem compreender cada pensamento, a mente se torna escrava das palavras e o sofrimento começa. As conclusões e explicações não põem fim ao sofrimento.” – Jiddu Krishnamurti.


Constantemente, ao apreciarmos o surgimento de jovens futebolistas que começam a ganhar experiência em equipes de primeira divisão, buscamos imediatamente projetar o jogador que estamos descobrindo para o que desejamos que ele se torne, mas que na verdade não existe. A partir da nossa visão, tentamos encontrar semelhanças com um jogador registrado em nossa memória, começando a exigir qualidades que supostamente lhe faltam, quando na verdade estamos colocando nossas expectativas em um jogador que não é real. Criamos um jogador antes mesmo de conhecê-lo enquanto está em ação. Não podemos viver sem certezas; temos medo do desconhecido.

Ezequiel ‘Equi’ Fernández confia em suas habilidades, os treinadores confiam nele, mas, ao mesmo tempo, está em processo de se conhecer enquanto joga em contextos completamente diferentes, com novos companheiros de equipe, circunstâncias em constante mudança, treinadores com suas visões próprias e adversários que fazem parte do contexto no qual se desenvolve uma partida de futebol.

“Os homens querem voar, mas temem o vazio. Não conseguem viver sem certezas. Por isso, trocam o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde vivem as certezas.” – Fiódor Dostoiévski.


O jogo das comparações é um tema comum nas conversas sobre futebol, mas passa dos limites quando acreditamos que o jogador deve agir conforme nossas expectativas, chegando ao ponto de nos decepcionarmos, frustrarmos ou reclamarmos ao percebermos que não corresponde com o que projetamos. Isso significa que o protagonista não seja um grande jogador por não atender às expectativas de olhos alheios? Pelo contrário. Está tudo bem ter imaginação, mas também é importante estar aberto ao desconhecido. Apreciar um novo jogador sem compará-lo, observar como ele se revela aos outros, enfrentando diferentes situações, demonstrando suas habilidades, lidando com suas frustrações e revertendo a tendência de um contexto. Ver um personagem com suas características no presente, ao invés de ficar pensando no futuro.

“Sempre esperamos algo, mesmo que às vezes não saibamos o que esperamos. Às vezes, esperamos o inesperado.” – William James Glackens.

Equi Fernández tem 21 anos e está prestes a disputar sua terceira temporada na primeira divisão (2022 no Tigre e 2023-2024 no Boca Juniors). Dentro desse processo de descobrimento, preconceitos sobre um meio-campista se repetem: demora vários segundos para soltar um passe, movimentos lentos no deslocamento, decisões e execuções. Dizem que não agride o time adversário porque seus passes são “insignificantes”, que não aguenta ritmos altos ou intensos, entre outros pontos. Todos esses termos são interessantes nas análises, mas se tornam suspeitos quando aplicados sem nenhum respaldo, desconsiderando o jogador, os colegas de equipe, o contexto, ações e circunstâncias em constante mudança que envolvem o jogo. Não apenas o protagonista, mas o comunicador também se engana, mesmo sem perceber.

São palavras que prendem o receptor, tornaram-se clichês, e não há questionamento algum por trás da utilização desses termos. Devemos assistir aos jogos com nossos próprios olhos, mesmo que nossa visão possua várias falhas. Ainda mais quando o olho da ignorância atribui uma cor fixa e imutável a cada objeto. Na ponte que liga o comunicador ao receptor, como princípio, deve haver grande honestidade e respeito no uso das palavras.

Tentamos capturá-lo por meio de palavras um jogo onde a incerteza prevalece, afastando-nos da compreensão de que cada evento é único e irrepetível. Não apenas estamos limitando o que vemos do protagonista, mas também restringimos a comunicação, fazendo afirmações que comprometem o ouvinte que nos acompanha. Somos escravos das palavras e das projeções que fazemos sobre o jogador de futebol. O protagonista, como Equi Fernández, não tem culpa do que sentenciamos sobre seu jogo, especialmente quando o jogador está no processo de ir se conhecendo.

Pois, depois das projeções, surgem frases como: “não foi o que poderia ter sido”. Não queremos viver o presente, suas aventuras, desafios, jogadas, seu impacto no jogo com os companheiros e o crescimento de seu futebol ao longo das partidas. Quem é Equi Fernández? Não sei, estamos descobrindo, e deixemos que ele escreva sua própria história.

Neste início de trajetória, apreciamos a facilidade que Equi Fernández tem para controlar, passar, driblar e esconder a bola com ambas as pernas. Não se sabe qual é sua perna dominante, criando assim um espaço de tempo único quando Equi Fernández entra em ação no jogo. Um meio-campista que, no primeiro toque na bola, já está gerando uma dúvida no adversário. Se o adversário não pensar duas vezes antes de pressioná-lo, viverá enganado o tempo todo, o que o levará a frustrações. Este jogo é dominado pelo emocional e sensorial. Acreditem ou não, são seres humanos praticando um esporte no mais alto nível.

Nessa recepção, surgem novas perguntas: controlar com a perna ruim para passar com a boa? Posicionamento? Postura para receber perfilado? É difícil concluir, pois não há uma perna ruim. Assim, o futebol de Fernández está constantemente relacionado à incerteza. Como podemos compará-lo? Estamos diante de um meio-campista totalmente diferente. ‘Uma criação é a aparição de algo completamente novo. Não é uma projeção do que já existe, proveniente da memória, nem uma repetição de algo conhecido. A criação só surge diante do desconhecido.

Equi Fernandez contra o Racing no Cilindro

Frente a essa aventura de descobrir Equi Fernández, também é necessário falar sobre o contexto. O Boca Juniors passou por constantes mudanças durante 2023. Novo treinador, novos jogadores, alterações na escalação entre os jogos. Tudo isso dentro da exigência de um clube com aspirações de ser campeão em cada torneio disputado. Nesse ambiente de mudanças, Equi Fernández conseguiu se tornar titular da equipe nas Quartas de Final da Copa Libertadores contra um rival histórico: o Racing Club de Avellaneda, na Bombonera.

Um grande desafio, pois foi a primeira vez que jogou uma partida dessa magnitude em uma Copa que se tornou uma obsessão para o clube da ribeira. É o início de Equi expondo os termos que foram criados em torno de seu jogo. Jorge Almirón optou por escalar Valentín Barco, Ezequiel Fernández, Pol Fernández e Cristian Medina no meio-campo, enquanto Edinson Cavani e Merentiel formavam a dupla de ataque.

Falar sobre Equi Fernández também é falar sobre Valentín Barco, Medina, Cavani e cada um de seus companheiros dentro desta formação. Sua inteligência individual está ligada à dependência coletiva, todos são influenciados um pelo outro. Uma parte de Equi é uma parte de Barco, e por ai vai.

“O contexto em que cada jogador expressou habilidades específicas não é incorporado como critério para definir seu desempenho. Presumimos que se um jogador ofereceu um determinado desempenho em uma estrutura específica, ele pode reproduzir o mesmo comportamento mesmo que as circunstâncias mudem. Não se leva em consideração com quem esse jogador irá se relacionar em sua nova situação.” – Óscar Cano

Em uma partida onde a exigência é alta, fala-se durante toda a semana anterior, alimentando as tensões do encontro. Vamos olhar para os termos que cercam Equi Fernández e questionar se a realidade é realmente assim como as pessoas vêm repetindo. Como pode ser que um jogador lento seja titular e o eixo central da organização de uma equipe que busca o título da,Copa Libertadores? Será capaz de competir em um cenário e contra um time adversário que propõe um ritmo elevado, encadeando ações de ‘alta velocidade’?

Equi Fernández se orienta buscando organizar sua equipe, desde o passe, o controle, o deslocamento, a finta, e não se apressando em acelerar suas ações no jogo. Os espectadores que vivem suas vidas rapidamente talvez não tenham uma boa predisposição para o futebol de Fernández. Contar com esses meio-campistas é garantir a posse de bola, evitar perdas, esses que não se cansam de dar passes e enganar os rivais. Passes que organizam a equipe. Passes que proporcionam equilíbrio à equipe e conseguem desequilibrar o adversário.

Durante este período, o Boca Juniors conseguiu em muitos momentos do jogo evitar sucumbir à pressão do Racing Club. O suposto meio-campista lento, junto com seus companheiros, conseguiu encadear passes, criar uma linguagem interna e única para dominar a suposta rapidez dos oponentes. Equi criou uma barreira e começou a ditar seu jogo em relação aos demais. Isso permitiu avançar metros, fazer os adversários recuarem e frustrar os atacantes rivais. Empurrou-os para seu campo e criou situações de perigo. Quem é o time rápido? Aquele que pressiona e não consegue recuperar? Ou aquele que quebra a pressão e consegue organizar sua equipe para protegê-la e ficar mais perto do gol adversário?

Esperar que Equi Fernández execute ações em alta velocidade o tempo todo, independentemente do momento do jogo, não faz sentido. Enquanto isso, o jogador cria sua própria definição desse termo, e vemos que sua equipe consegue competir nestes níveis de exigência. É sobre aceitar suas qualidades, o que está melhorando, seus defeitos, e não atribuir características de outros jogadores apenas porque nos incomoda a maneira como ele joga.


Carlos Peucelle definiu ritmo da seguinte maneira: “Ritmo é o completo oposto de jogar sempre na mesma velocidade. Não é o que muitas pessoas agora chamam de ‘ritmo’. Existem palavras que grudam nas pessoas e não apenas fazem falar mal, mas também fazem pensar pior. Ritmo é jogar devagar quando for conveniente e rápido quando ser lento deixar de ser conveniente. Ritmo é uma constante mudança de velocidades, quando falamos de futebol.”

Boca Juniors conseguiu se impor sobre o Racing no desenrolar dos 180 minutos e avançou para as semifinais através das penalidades, com Sergio Romero como destaque. Nesse contexto, é importante observar que a equipe dirigida por Jorge Almirón se dedicou exclusivamente a preparar o time para a competição internacional, realizando várias mudanças no campeonato argentino. Isso não apenas interrompe a regularidade nos minutos jogados pelo mesmo meio-campo, mas também gera altos e baixos naturais nos jogadores.

Equi Fernandez contra o Palmeiras em La Bombonera

O Palmeiras se apresentou como o adversário nas semifinais da Copa Libertadores. Bicampeão da América em 2020 e 2021, chegou à Bombonera com a base competitiva dos últimos anos. O Boca Juniors repetiu a mesma escalação que chegou a esta fase. A tensão competitiva no mais alto nível, disputa equilibrada pela bola, duelos constantes, emparelhamentos em todo o campo e a necessidade de ter esse ‘cuidado’ para não cometer erros aparentemente governam esse tipo de partida. Novamente, partiremos da premissa criada pelos comunicadores sobre Equi Fernández: Como é possível que um meio-campista que não tem sacrifício jogue? Como é possível que um jogador que demora uma eternidade para passar a bola possa competir com o Bicampeão da América?

Equi Fernández possui uma habilidade notável em seu jogo: não comete faltas e se destaca nos duelos com grande elegância, sem demonstrar um percurso eloquente que gere satisfação aos nossos olhos para rotulá-lo como um jogador dinâmico, rápido e sacrificado. Nas disputas, ele conseguiu se impor, conectando-se à sua equipe através dos passes e alcançando as melhores interações do jogo girando em torno de sua forma de organizar. Dificilmente vemos Equi Fernández nervoso diante do desespero do adversário em recuperar a bola; sua postura inabalável contagia tranquilidade.

Entre os vários termos usados, também é criticado por não entrar muito na área adversária e por dar passes “insignificantes”, chamados de “fulbito”. Repetimos, o protagonista não tem culpa de vivermos a vida inquietos, esperando que ela se desenvolva o mais rápido possível, sem saber com que finalidade. O fato de Equi Fernández, em muitas ações, não dar um passe vertical rompendo as linhas adversárias e conectar com o companheiro nas costas do meio-campista central adversário, não significa que ele esteja desacelerando as jogadas ou retirando o ritmo do ataque.

Equi Fernández realiza muitos passes horizontais e para trás durante os jogos. Muitas vezes, esses passes agrupam o companheiro, atraem o adversário e conseguem fazer a equipe progredir, avançando metros e forçando o retrocesso do adversário. Em diferentes ritmos, pausas, enganos, tabelas e tempos adequados às circunstâncias que se criam entre os comportamentos de ambas as equipes. Muitas vezes, um passe horizontal é o passe mais vertical de todos.

Naturalmente, o jogador de futebol vai conviver com os erros. O que não é normal é capturar ações e envolvê-las em termos, criando falsas sentenças quando são apenas ações que ocorrem naquela circunstância com diferentes companheiros, adversários e partidas. Roberto Perfumo comentava que 90% das coisas que um jogador de futebol faz em campo ele não sabe por que as faz. Ele joga com um pensamento corporal. Sua inteligência é emocional. Se o jogador, enquanto está jogando, vai sentindo o jogo mais do que pensando em como decidir, nos atrevemos a capturá-lo

André, Martinelli e Equi Fernandez na final da Libertadores

Em uma eliminatória muito disputada, o Boca Juniors conseguiu chegar à final da Copa Libertadores, mais uma vez através das penalidades no Allianz Parque. A final foi disputada no Maracanã, com o Fluminense atuando como mandante, mesmo com a divisão das duas torcidas para o grande evento. Já devem imaginar a quantidade de horas que foram preenchidas para cobrir o acontecimento. Há uma frase que eu detesto: “as finais não se jogam, as finais se ganham”.

O Boca Juniors começou a disputar a final com a premissa de que finais são ganhas: muitas imprecisões, lançamentos longos sem considerar o momento, permitindo que o Fluminense entre no jogo e isole seus melhores jogadores: Equi Fernández, Valentín Barco, Cristian Medina e Edinson Cavani. Isso dá protagonismo ao Fluminense e, por meio de sua autêntica forma de organizar seus jogadores, consegue o primeiro gol da final.

Os gols movem emoções, alteram comportamentos, exigem protagonismo em desvantagem, e a frase ‘as finais se ganham’ desaparece, porque agora é preciso jogar. Nestes cenários adversos, focamos nos jogadores e em como buscam maneiras de se impor para reverter o momento. Equi Fernández queria jogar a final e procurou o tempo todo organizar desde as saídas. Muitas vezes, observava-se o jovem tirando a bola do goleiro e dos zagueiros para driblar a pressão adversária e começar a conectar com passes para toda a equipe.

O meio-campista supostamente lento percebeu nervosismo nos colegas e lhes proporcionou tranquilidade, orientando-os com passes e entrando no jogo. Sentiu-se no jogo. Reconhecer-se no jogo também é identificar os sentimentos dos colegas nos momentos da partida que se desenrolam. Equi Fernández reverteu a tendência ou igualou, quebrando pressões, mudando de orientação, unindo colegas e, muitas vezes, o Boca Juniors conseguiu se instalar no campo adversário. Criando novos cenários, rompendo com o estabelecido e buscando competir na final.

“Preciso analisar o jogo, ter rigor tático, ser capaz de ler o jogo”. Thiago Alcántara. Equi Fernández, em seu curto período no Boca Juniors, busca reverter contextos adversos, e não em partidas banais. É em cada encontro importante onde a exigência atinge o mais alto nível.

O Boca Juniors acaba perdendo a final para o Fluminense. Cair na frustração de não conquistar a sétima Copa Libertadores. A derrota gera muitas opiniões, altera a emoção ao escrever, falar, criticar, e aqueles que sempre opinaram por meio de lugares comuns sobre o futebol de Equi Fernández voltaram a ressurgir após o resultado adverso no Maracanã. ‘Não têm gol’. ‘Não chutam ao gol’. ‘Não entram na área’. ‘Fazem fulbito com os passes’. ‘São meio-campistas inofensivos’. Parece que estão dizendo coisas grandes, mas não estão dizendo nada e contaminam o ouvinte. Essas opiniões desapareceram enquanto o Boca Juniors avançava nas fases. Deixou de ser lento em alguns jogos e em outros foi rápido? Comprou a intensidade e o ritmo alto em uma partida e na outra esqueceu de pagar? É, no mínimo, algo curioso.

“Que todas as palavras e todos os conceitos, por mais claros que pareçam, estão limitados em relação às suas aplicações.” – Werner Heisenberg.

Cérebro furtado pelo Telefone

Devemos estar abertos à confusão, à incerteza, ao mistério do que vai acontecer, à página em branco e permitir que os personagens, no caso os jogadores de futebol, criem suas próprias histórias. Sempre esperamos algo, mesmo que às vezes não saibamos o que estamos esperando. Às vezes, esperamos o inesperado.

Boca Juniors contrata um novo treinador para 2024: Diego Martínez. O mesmo que treinou Equi Fernández em sua primeira temporada como jogador profissional no Tigre. Mas não pôde contar com o meio-campista, pois ele foi convocado para a Seleção Argentina Sub-23 para disputar o Pré-Olímpico e garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Classificação em que conseguiram ao derrotar o Brasil no último jogo com uma grande atuação de Equi Fernández.

Equi Fernández e Cristian Medina chegam à sexta rodada do campeonato com apenas 3 dias de treinamento para jogar desde o início uma partida contra o Lanús na Fortaleza. Rodeados por jogadores diferentes: Zenón, Campuzano, Lema no time titular; com tudo o que envolve conhecer o companheiro, compreensão, seus comportamentos, movimentos, passes e que são adquiridos estando em campo. Eles não tiveram o desempenho esperado no jogo, que, de fato, foi um encontro regular no qual acabaram perdendo para o Lanús por 2 a 1, e a chuva de críticas ao seu jogo voltou a surgir.

Também há dúvidas sobre o posicionamento de Equi Fernández. É curioso observar que todas as dúvidas surgem como se Equi Fernández jogasse sozinho, sem nenhum contexto, sem considerar com quem joga e contra quem. ‘Equi Fernández não pode ser o meio-campista central do Boca Juniors’, porque não tem aplicação, sacrifício, nem intensidade suficiente para ‘segurar’ o meio-campo da equipe.

Não é apenas o jogador individualmente, mas também o que lhe é permitido ser por meio da relação entre seus colegas. Cada companheiro é uma ideia, uma forma de interpretar esse esporte, a organização da equipe, um novo treinador com uma visão diferente do anterior. É todo um coletivo que permite que sejam o que são, e não podemos ignorar a capacidade que estamos descobrindo nos jogadores cada vez que estão em campo. Não podemos dissociar os jogadores do contexto em que estão se expressando, pois isso nos leva a falar de ações e não de relações.

Todas as críticas diante do desempenho ruim dos jogadores chegaram uma semana antes do Superclássico argentino contra o River Plate, no Monumental. Um estádio onde o Boca Juniors enfrenta um grande complexo de inferioridade ao disputar partidas. Equi Fernández teve de jogar contra o passado e tentar reverter a postura de sua instituição em seu primeiro clássico como titular.

Campinho Boca contra o River no Monumental

Diego Martínez alinou a melhor equipe disponível no Monumental e, embora pareça óbvio, é algo que os treinadores anteriores não conseguiam assumir completamente, sempre buscando alterar a equipe de acordo com o que o adversário apresentava. Equi Fernández, no meio-campo, cercado por meio-campistas que potencialmente podem desenvolver uma grande relação de jogo: têm a necessidade de ter a bola em seus pés com a ilusão de jogar, competir, atacar e recuperá-la para atacar novamente.

Eu escrevo sobre potencialidades, pois Equi Fernández conhece apenas Cristian Medina pelo fato de terem crescido juntos nas categorias de base, compartilhando seleções juvenis sob o comando de Pablo Aimar. Zenón e Saralegui são novos jogadores nessa reorganização. A predisposição da equipe antes da partida destaca diferenças em relação aos times anteriormente apresentados.

Enfrentar o River Plate no Monumental é uma das grandes exigências que um time pode ter para saber como está seu futebol. Níveis emocionais altíssimos, ansiedade, nervosismo, medos, a responsabilidade para Equi Fernández em ter que enfrentar Colidio, Esequiel Barco e Echeverri. O jogador ‘antigo’ será capaz de disputar uma partida desse nível em pleno 2024?

Deixando de lado tópicos absurdamente repetidos que se afastam do que é realmente complexo no jogo, ter Equi Fernández como eixo central da organização exige esforço de todos os seus companheiros. Permite defender a 60 metros do seu próprio gol e que os defensores avancem, encurtando distâncias, monitorando recepções, desmarcações dos atacantes. Também exige se aproximar, mediar entre passes e se organizar em torno da bola para conseguir se estabelecer no campo adversário e criar jogadas perigosas. Equi Fernández não apenas possui um ótimo passe, dribla pressões, esconde a bola e cria iscas para que os adversários caiam em sua retenção de bola, dando tempo e espaço para todos os seus companheiros. Ele tem um grande instinto para antecipar ações, cortando vários passes adversários, ganhando seus duelos usando o corpo e os braços, e dificilmente o vemos cometer infrações.

Inevitavelmente, ter Equi Fernández em sua equipe é repensar de outra forma esse jogo. Exigir em níveis diferentes de acordo com o que o jogador está oferecendo em todo esse processo de desenvolvimento, que estamos descobrindo em inúmeros contextos diferentes, circunstâncias, companheiros, rivais e decisões, porque o jogador decide e executa o tempo todo. Ele sente o jogo enquanto joga. É jovem, terá partidas ruins, regulares, boas e muito boas.

Enfim, ele não se viu sobrecarregado pelo ritmo elevado do jogo, nem pela intensidade do mesmo, tampouco pela sua lentidão diante da rapidez dos rivais. Termos interessantes que são usados e aplicados a todos os jogos, independentemente do contexto em questão.

Vamos apreciar mais os jogadores no presente e não imaginar o jogador que nós, distantes da realidade, queremos que eles se tornem. Entrar em novas histórias, ter espaços em branco em nossas mentes e deixar que cada jogo nos surpreenda. Equi Fernández tira sarro da nossa ignorância.

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