GANSO: O 10 QUE NÃO ESTAVA LÁ

Tática, Tempo e a Charada do Jogador Invisível

Ganso The 10 Who Wasnt There

Segredos são um estado exaltado, quase um estado de sonho. Eles são uma forma de deter o movimento, parando o mundo para que possamos nos ver nele.

— Don DeLillo, Libra

Durante a Comuna de Paris, em todos os cantos da cidade… havia pessoas atirando nos relógios…

— Walter Benjamin

EPÍLOGO – COMO DESAPARECER COMPLETAMENTE

Gas Station


Luzes estroboscópicas e alto-falantes estourados/Fogos de artifício e furacões/Eu não estou aqui/Isso não está acontecendo/Eu não estou aqui

– Radiohead

Nenhum jogador encapsula os paradoxos do nosso tempo tão bem quanto Ganso. Paulo Henrique Chagas de Lima (ou ‘Ganso’) é um jogador que não está nem aqui nem lá.

Ele apareceu pela primeira vez para o mundo ao lado de Neymar como metade de uma dupla prodigiosa na equipe do Santos que acabaria por conquistar a Copa Libertadores de 2011. O jovem Ganso esteve ausente devido a lesão durante grande parte dessa campanha, e até hoje um sentimento de ausência persiste.

Para muitos críticos, Ganso – um garoto esguio do futsal da base úmida do Delta do Amazonas – é um jogador que nunca conseguiu alcançar seu potencial, ele nunca correspondeu ao hype, especialmente quando considerado em comparação com o glamour de seu antigo amigo e companheiro de equipe do Santos.

As narrativas em torno da carreira de Ganso conspiram para pintar uma imagem de um jogador que iludiu. Seu tempo na Europa foi decepcionante, falhando em fazer qualquer impacto tangível no Sevilla de Jorge Sampaoli.

Ganso é visto como tendo faltado a ‘intensidade’ necessária para brilhar nos mais altos níveis do jogo moderno, ele ‘sumiria’ por longos períodos durante as partidas, aparentemente incapaz de se destacar quando realmente importava.

Mas criticar Ganso por uma suposta falta de presença é ser cego para os segredos de uma das figuras mais enigmáticas do futebol. O que torna Ganso tão cativante é precisamente seu hábito de desaparecer completamente.

Ganso está tão sintonizado com os ritmos profundos e fluxos do futebol que ele se funde com a essência do próprio jogo.

É como se você tivesse que recuar e inclinar sua perspectiva para que as formas languidas de Ganso finalmente se manifestem, um maestro tipo feiticeiro preso nas páginas de um conto de fadas de Magic Eye.

Os companheiros de equipe passam ao seu redor, os comentaristas não mencionam seu nome e os torcedores se perguntam onde ele está se escondendo. E enquanto isso, Ganso está lá, se perguntando qual é toda a agitação: “Apenas compartilhe a bola comigo, você a terá de volta”. Ele deve estar pensando, “por que todos vocês fogem de mim. Eu sou invisível?”

Figure 1.1

Figure 1.1 — Ainda que esteja a poucos metros de distância, Ganso é ignorado pelo companmheiro na final da Copa do Mundo sub20 em 2009 contra Gana.

Mas Ganso mal reage ao ser ignorado, ele provavelmente acha tudo isso muito estranho; Os jogos passam por ele, mas os jogos são ainda piores por isso.

Para a mente contemporânea do futebol, tudo que é útil deve ser visível. A visibilidade é um pré-requisito necessário para os dados, ou qualquer mercadoria, para falar a verdade. Deve ser, caso contrário, como pode ser apresentado em gráficos e tabelas, capturado e quantificado, embalado, exibido e vendido ao maior lance?

De repente, o fluxo natural de uma partida de futebol se torna um compacto de dígitos; um recurso orgânico se torna uma grade plana de onde os dados devem ser extraídos e minerados.

Treinadores, analistas e torcedores decidiram antecipadamente o que estão procurando, eles pensam que sabem como se parece o valor – prospectores fronteiriços enlouquecidos, desesperadamente garimpando ouro em pó ao longo das margens lamacentas do grande Rio Sacramento.

Mas você não pode atribuir valor numérico a tudo que é valioso, a verdadeira beleza é inestimável. Cada número contém sua própria conspiração.

Como quantificar uma apreciação pelo ritmo? De saber quando se mover e quando pausar? Como digitalizar a suavidade do toque de um jogador ou o balanço de seu drible? Ganso vê o jogo de uma maneira que os outros não veem, as soluções que ele encontra existem apenas em sua imaginação; peças desbotadas de rua arrancadas dos becos empoeirados de jogos de infância meio-iluminados.

O jogo de Ganso é a arte de mil coisas invisíveis, tanto é que ao longo de sua carreira muitas vezes pareceu que os companheiros de equipe e treinadores eram incapazes de se conectar com suas sutis convites para combinar e jogar. Para que o valor de Ganso seja visto e apreciado, ele precisa de colaboradores dispostos e capazes de ajustar suas visões às dele.

Figure 1.2

Em Figure 1.2, Ganso faz um lindo passe de calcanhar e se movimenta para a tabela, mas a bola não volta


Esta é a beleza trágica de Ganso; um jogador de futebol cujos talentos são tão extraordinários que muitas vezes o tornam incompreensível.

Enquanto outros jogadores, muito menos talentosos, se lançam ao centro do palco, Ganso permanece nas sombras, uma flor tropical se movendo timidamente ao redor das bordas do brilho da bola de discoteca da indústria.

Figure 1.3

Figure 1.3 mostra Ganso sendo substituído. O Brasil perdeu essa final nos pênaltis.

O olho da câmera trai Ganso, ele está lá se você quiser vê-lo, mas ele não vai fazer questão. Ele é estranhamente passivo, um jogador de futebol de combustão lenta, leva um pouco de tempo para se familiarizar com os enigmas de seu jogo.

Cada vez mais exigimos que tudo esteja em todos os lugares ao mesmo tempo, acesso instantâneo ao total do conhecimento humano agora é uma obrigação. O mistério foi substituído pelo fato, o mundo invisível dos sonhos e segredos foi substituído pelo que é claro e óbvio.

Em um mundo definido pela imediatidade e presença, Ganso incorpora o atraso e a ausência, e ao desaparecer diante de nossos olhos, ele nos lembra de como outro futebol ainda pode ser possível de descobrir.

1. CRISE TEMPORAL

The Enigma Of The Hour, Giorgio De Chirico (1910 or 1911)
The Enigma Of The Hour, Giorgio De Chirico (1910 or 1911)

Eles não pensam dentro do tempo, pensam como o tempo

— Reza Negarestani


A percepção de Ganso como um jogador de futebol não adequado para as exigências do mais alto nível demonstra perfeitamente como o novo jogo global se tornou ligado a um fluxo temporal específico.

Para entender o desaparecimento de Ganso, devemos perceber que o jogo europeu moderno (que agora domina metodologias em todo o mundo) não é apenas ‘mais rápido’ do que no seu Brasil natal, mas, crucialmente, toda a sua concepção de tempo é estruturada de maneira radicalmente diferente.

A grande parte do futebol global chegou a um ponto em que opera de acordo com uma ideia de tempo que se tornou popular durante as Revoluções Científica e Industrial e se espalhou rapidamente pelo mundo ocidental e além.

Nessa orientação, as propriedades do tempo (durações, ritmos, tempos, ciclos etc.) são terceirizadas e organizadas por um poder externo, artificial e ‘objetivo’.

O relógio mecânico é o mais óbvio e influente desses sistemas artificiais de organização do tempo. Lewis Mumford escreveu que —

‘por natureza, o relógio dissociou o tempo dos eventos humanos…O relógio, e não o motor a vapor, é o invento fundamental da revolução industrial’.

Jeremy Rifkin elaborates,

‘O tempo, que sempre foi medido em relação a fenômenos bióticos e físicos, ao nascer e ao pôr do sol e às mudanças das estações, passou a ser, daqui em diante, uma função de pura mecanização. O novo tempo substituiu a quantidade pela qualidade e o automatismo pelo pulso rítmico do mundo natural.’.


Ao organizar os vários ecossistemas do mundo sob uma ordem centralizada de tempo artificial, as conexões com os ritmos, tempos, durações e ciclos das diversas condições ambientais do planeta foram cortadas.

Até recentemente, os seres humanos experimentavam o tempo de maneira mais fundamentada, em relação aos movimentos ecológicos de seus habitats e culturas locais.

Povos nômades se moviam em harmonia com os ritmos da natureza, os ciclos de seus relógios não eram mecânicos, mas orgânicos. Os movimentos e acampamentos dos Primeiros Povos da América do Norte estavam alinhados aos padrões migratórios dos búfalos; movimento e pausa informados pelas correntes cambiantes dos fluxos ambientais.

Em seu livro de 1987, Time Wars: The Primary Conflict In Human History, Rifkin faz referência a diversos estudos para demonstrar as diferenças entre o que ele chama de ‘Zonas Temporais Antropológicas’. Em um desses estudos, observa-se como as atitudes em relação ao tempo dos estudantes brasileiros diferem das de seus colegas americanos.

“Diferentemente dos estudantes americanos, que estão rigidamente adaptados aos ditames do relógio, os estudantes brasileiros são muito mais ‘relaxados’ e muito menos compulsivos quando se trata de conformar-se a limites de duração pré-determinados. Para os estudantes brasileiros, a duração de tempo preestabelecida das dez às doze é mais um ponto de referência geral para coordenar atividades do que um imperativo inflexível a ser obedecido sem hesitação… Interessantemente, os estudantes brasileiros não sentiam angústia por chegarem atrasados. Em entrevistas de acompanhamento, expressaram um certo orgulho em sua orientação de chegar tarde e sair tarde. Em sua cultura, há um valor atribuído à manutenção de uma abordagem de mente aberta em relação aos segmentos de duração.”

Então, o que acontece quando um jogador de futebol que naturalmente sente as durações do jogo com uma orientação mais ecológica e relacional é colocado em um ambiente de equipe onde o tempo é governado pelos ritmos artificiais do modelo de jogo meticulosamente planejado pelo treinador?

Talvez o jogador se adapte e encontre libertação no funcionamento do novo sistema. Mas nem todos os jogadores fazem a transição tão suavemente; também é possível que uma profunda dissonância surja, uma incompatibilidade profunda entre apreciações conflitantes do tempo.

Esta é uma crise de tempo, uma cronose; a realidade se fratura enquanto o sujeito é pego em uma terra de ninguém entre domínios temporais alternativos.

2. COMO O MECANISMO DE UM RELÓGIO

Whiplash

O pior labirinto não é aquela forma intricada que pode nos prender para sempre, mas uma única e precisa linha reta.

— Jorge Luis Borges

No Sevilla, Ganso era um artesão instruído a registrar o ponto nos portões da fábrica, apenas mais um trabalhador instruído a ocupar seu lugar designado na linha de produção de chances de alta intensidade de Jorge Sampaoli.

Talvez a maior qualidade de Ganso seja sua capacidade de ditar o ritmo do ataque. Mas no jogo moderno, agora é muito mais comum que o timing das ações em posse de uma equipe seja ditado pelo treinador, ou melhor, pelo sistema.

Jorge Sampaoli issues instructions to Ganso at Sevilla
Jorge Sampaoli dando instruções a Ganso

Mecanismos de temporização artificial estão se tornando cada vez mais proeminentes na evolução tática do futebol, à medida que os treinadores descobrem maneiras cada vez mais inovadoras de manipular ritmo e tempo. A ascensão recente de Roberto De Zerbi se deve em grande parte à implementação de um sistema tático engenhosamente elaborado com base na imposição de um esquema temporal bastante radical.

Roberto De Zerbi
Roberto De Zerbi


As equipes italianas frequentemente ficarão completamente paradas em sua formação até que o adversário pressione o portador da bola. O sistema de De Zerbi exige que o fluxo do jogo seja interrompido e parado nessas situações específicas. O jogador que faz a pressão é o mecanismo de gatilho que coloca os processos do sistema em movimento.

“Brighton é mestre em passar a bola para um jogador que está livre, mas também em saber quando passar a bola.

“Eles sabem como se movimentar no momento certo. Eles têm o tempo certo para passar para o jogador livre.”

— Pep Guardiola
Figure 2.1

Observe como, na Figura 2.1, os jogadores do Shakhtar Donetsk de De Zerbi ficam quase completamente parados em sua disposição simétrica, distribuída de forma uniforme. O zagueiro central Marlon coloca o pé na bola e pausa para provocar o atacante a pressionar. Assim que o atacante avança para pressionar, as conexões precisas de terceiro homem do sistema são ativadas.


Não é papel de um organizador de jogo decidir quando ou onde o jogo deve ser desacelerado ou acelerado. Para De Zerbi e muitos de seus colegas “Orientados por Posicionamento”, esses aspectos são controlados pelo relógio governante de seu sistema e animados pela engenharia de precisão de seus mecanismos automatizados.

Quando o tempo e seus ritmos são controlados pelo sistema, o organizador de jogo desaparece — ou melhor, o sistema é o organizador de jogo.

Tanto já se escreveu sobre ‘a morte do organizador de jogo’ que a frase se tornou um clichê. Mas ao entender o desaparecimento do organizador de jogo através do prisma do tempo, podemos identificar mais claramente as forças responsáveis por esse desaparecimento.

O próprio tempo foi cooptado como uma commodity de recurso, padronizado em partes mensuráveis e repetíveis, de modo que, a qualquer momento, os jogadores tenham tarefas e responsabilidades pré-designadas que devem ser cumpridas.

Esses processos programados devem ser realizados de tal maneira que o sistema funcione sem problemas. Quando o adversário avança para pressionar, iniciamos nossa rotina de construção, quando o ponta recebe a bola, a corrida por dentro é feita — toda vez sem falhas.

É por isso que os treinadores usam o termo ‘automatismo’ para descrever processos programados e repetidos. Isso vem do desejo do treinador de tornar as ações automáticas, e é um equilíbrio delicado a ser alcançado. Se o treinador avançar demais na realização desse ideal mecânico, eles correm o risco de os jogadores se tornarem autômatos, simulacros de manequim do que já foi sentido e amado.

Até a recente inovação de De Zerbi — que usa a pressão do adversário como um mecanismo de gatilho de parada-início — a maioria dos treinadores Positionistas preferia circular continuamente a bola ao redor de suas várias estruturas em posse. Enquanto os ritmos, durações e sequências dessa circulação variam de treinador para treinador, o princípio predominante é o mesmo: o ritmo do sistema deve ser mantido.

Jorge Valdano uma vez descreveu Juan Román Riquelme como um ‘pedágio’, referindo-se ao hábito do camisa 10 de desacelerar o jogo assim que a bola chegava aos seus pés. Ganso é de uma estirpe semelhante, mas no jogo modernizado de Sampaoli, os pedágios foram removidos, a bola circula com os ritmos, durações e sequências padronizados, governados pelo sistema universal.

Figure 2.2

Na Figura 2.2, vemos a circulação de bola de Sampaoli em ação. Os jogadores formam uma estrutura posicional e movem a bola rapidamente de ponto a ponto. O jogo natural de Ganso é se aproximar e combinar com o portador da bola, mas aqui Sampaoli o posicionou alto no meio-campo direito.

Figure 2.3

A Figura 2.3 mostra Ganso se aproximando do portador da bola, Nasri. A movimentação de Ganso proporciona uma tabela com Nasri, que tem a habilidade técnica para fazer o passe e receber de volta. Mas no sistema de Sampaoli, o jogo associativo é recusado em favor de uma circulação ampla.

Figure2.4

Na Figura 2.4, podemos ver Ganso quebrar o ritmo de circulação do sistema ao iniciar uma jogada pelo meio para N’zonzi. Ganso se move para receber o passe de volta (toco y me voy/tabela), mas N’zonzi não está preparado para conectar dessa maneira. N’zonzi controla a bola e continua a circulação de volta para a linha defensiva. Ganso está visivelmente frustrado por não ter recebido a devolução do passe.

Figure 2.5

Essa relutância dos colegas de equipe em fazer tabelas foi um motivo recorrente durante o curto período de Ganso no Sevilla (Ganso apareceu apenas 18 vezes pelos andaluzes). Na Figura 2.5, Ganso mais uma vez inicia um movimento para frente com um toco y me voy. Mais uma vez, ele é ignorado em favor de uma circulação de bola mais cautelosa e avessa ao risco.

Figure 2.6

Na Figura 2.6, Ganso joga para Vitolo antes de assumir uma posição de apoio. Uma das principais qualidades de Ganso (e de muitos outros organizadores de jogo) é iniciar a jogada a partir de posições exatamente como essa, ‘guiando desde a base’ com jogadores à sua frente para se conectar. Mas Vitolo se apressa em jogar para a frente por conta própria.

Figure 2.7

Figura 2.7 – Muitas vezes parece que os jogadores do Sevilla simplesmente não conseguem ver Ganso. Seus companheiros de equipe estão tão focados nas instruções de Sampaoli para realizar ações rápidas e intensivas que são incapazes de perceber o que está bem na frente deles. Ganso parece uma figura desolada, parada no meio do caos turvo de uma rua movimentada da cidade.

Figure 2.8

Assim como sua principal influência, Marcelo Bielsa, o ritmo de circulação de bola de Sampaoli é um furioso movimento perpétuo. Nessas condições, Ganso com muita frequência se torna um espectador enquanto o jogo passa voando ao seu redor. Na Figura 2.8, a bola é lançada para a frente e para as laterais sem consideração por variações incomuns de ritmo.

Figure 2.9


Apesar do óbvio choque entre jogador e sistema, quando Ganso recebia a bola no Sevilla, suas ações frequentemente eram excelentes – veja a Figura 2.9. Ganso teve várias performances positivas, mas Sampaoli repetidamente o deixou de fora. Até hoje existe um sentimento de mágoa entre os dois, Ganso não falou com Sampaoli desde que deixou o Sevilla e mais tarde acusou o treinador argentino de ‘nem mesmo aceitar risadas’.

Figure 2.10

Nesta sequência contra o Eibar na Figura 2.10, Ganso mais uma vez foi repetidamente ignorado pelos companheiros de equipe. Em três ocasiões diferentes, há passes relativamente simples e óbvios disponíveis para Ganso, mas em todas as três ocasiões a bola é circulada ao redor dele.

Figure 2.11

A constante circulação de bola em alta velocidade ao redor do campo foi um aspecto altamente disfuncional da relação de Ganso com o sistema de Sampaoli. A Figura 2.11 mostra N’Zonzi se afastando de Ganso (e de outros três jogadores em proximidade próxima) para levar a bola para o lado. As maiores qualidades de Ganso surgem quando ele tem a oportunidade de combinar com os colegas de equipe em curtas distâncias.

Figure 2.12

Curiosamente, essa questão de meio-campistas automaticamente se afastarem do organizador de jogo próximo para impulsionar a circulação contínua também foi visível durante os primeiros jogos de Fernando Diniz como técnico interino da seleção brasileira. A Figura 2.12 mostra Bruno Guimarães, do Newcastle United, ignorando duas vezes Neymar em favor de, de certa forma sem pensar, mudar o jogo para o lado oposto.

Hoje, organizadores de jogo como Ganso são escritores tornados obsoletos por roteiros gerados por IA. Os processos são mais eficientes quando você não precisa constantemente adaptar suas assinaturas temporais ao batimento irregular de um organizador de jogo.

A supremacia dos tempos artificiais do modelo de jogo sobre os ritmos orgânicos dos jogadores está de acordo com a atitude do mundo moderno em relação à natureza e seus ciclos. Quando uma vez a humanidade se adaptava à natureza, agora exigimos que a natureza se adapte a nós.

Se o tempo é apenas uma coisa abstraída, desconectada da variedade dinâmica de seus fluxos ambientais, então todo movimento e surgimento serão condicionados a se conformar às restrições desse ‘único elemento’. Se aceitarmos essa proposta universalista, inevitavelmente convergiremos para o que Juanma Lillo chamou de ‘metodologia globalizada’, uma ideologia que insiste que os jogadores se ajustem à regra do relógio do sistema.

Lillo chama isso de ‘toque duas vezes’, tic-tac tic-tac, é como um relógio; pegue a bola, passe a bola, pegue a bola, passe a bola…

3. PONTOS FUTUROS

Partitura de Jazz

Enquanto o tempo permanecer em suas dobradiças, ele é subordinado ao movimento.

– Gilles Deleuze

A justificativa por trás da implementação de sistemas de tempo centralizados sempre é aumentar a funcionalidade. O tempo centralizado é simplesmente um sistema operacional superior que leva a uma otimização e eficiência mais simplificadas, em outras palavras: é apenas progresso.

Mas é um erro grave aceitar esse raciocínio sem uma investigação cuidadosa. Certamente, não precisamos procurar muito longe por exemplos de como um foco a laser na otimização e eficiência da produção pode, em última instância, ocorrer às custas dos recursos naturais de um ambiente, levando a falhas sistêmicas em larga escala.

É progresso? Claro. Mas é progresso ao longo de uma trajetória particular, um caminho em uma das muitas linhas do tempo possíveis. Linhas de fuga alternativas em direção a pontos futuros desconhecidos também estão sempre disponíveis.

A teoria do jogo do futebol não evolui em um vácuo. Suas propostas são sustentadas pelos sistemas de poder nos quais estão inseridas. A desigualdade de riqueza gigantesca que historicamente existiu entre os clubes europeus e os do resto do mundo garantiu que as ideologias táticas favorecidas na Europa recebam os melhores recursos possíveis para auxiliar seu desenvolvimento e implementação.

E se os clubes no Brasil ou na Argentina fossem os mais ricos? E se os melhores talentos do planeta se aglomerassem em cidades como Rio de Janeiro ou Buenos Aires, em vez de Barcelona ou Manchester? Talvez as paisagens táticas ancoradas nesses meios culturais parecessem muito diferentes da imagem eurocêntrica que temos hoje?

Com fundos ilimitados e os melhores jogadores do mundo à disposição, talvez os técnicos que favorecem um futebol baseado em espontaneidade e surpresa em posse não fossem vistos como algo além de curiosidades primitivas. A caricatura barata de todos os treinadores não Positionistas como caras de ‘vibe’ folclóricos, carentes de conhecimento estratégico, já está se desgastando.

Assim como é um erro supor que os sistemas táticos sempre devem usar tempos artificiais e padronizados, também é errado conceituar a evolução mais ampla das táticas de futebol como um processo linear em linha reta, avançando sempre em uma sequência linear de otimizações incrementais.

As táticas de futebol emergem das ruas, onde o futebol mais puro é jogado. Cada ação é tática, e, em sua base, essas táticas possuem as mesmas qualidades misteriosas dos jogadores geniais que as incorporam.

Justo quando você pensa que entende seus movimentos, eles podem mudar de repente e te pegar de surpresa.

Como todos os grandes mágicos, Ganso reaparece quando você menos espera, e o notável renascimento do agora jogador de 34 anos nos últimos 18 meses parece ter pego o mundo do futebol completamente de surpresa.

Precisamente no momento em que parecia que ele havia sido completamente esquecido, Ganso ressurgiu como a força criativa que impulsiona o sucesso do Fluminense, agora mundialmente conhecido, de Fernando Diniz.

Não é coincidência que tenha sido necessário um treinador com métodos tão radicais quanto Diniz para proporcionar a Ganso um ambiente no qual ele possa prosperar em meio ao futebol virtual de 2023.

Diniz é conhecido por se recusar obstinadamente a ajustar seus jogadores ao ritmo linear de um relógio de sistema artificial, insistindo em vez disso que os jogadores assumam a responsabilidade pela natureza de suas próprias ações. Esta abordagem Relationista utiliza certos jogadores como os geradores dos ritmos e tempos da equipe – esses jogadores são os ‘organizadores de jogo’.

Quando Lewis Dunk, do Brighton, coloca o pé na bola e congela o jogo, não é Dunk quem imaginou isso como um momento apropriado para pausar, Dunk está apenas cumprindo um requisito temporal do sistema de Roberto De Zerbi.

Quando Ganso faz o jogo do Fluminense parar, é decisão dele fazê-lo, de repente o ‘camisa 10’ foi capacitado a se mostrar novamente; o artefato mais valioso do futebol retorna a um jogo que agora mal o reconhece.

Figure 3.1

Figura 3.1 – Em Lima, Peru, Ganso recebe a bola parado e é imediatamente pressionado por um defensor do Sporting Cristal. Ganso escapa da pressão e dribla mais dois adversários ao colocar os pés na bola, avaliando continuamente a situação e se afastando para o espaço para iniciar um ataque.

Figure 3.2


Ganso sempre possuiu essa habilidade sobrenatural de escapar da intensa pressão sem se mover quase nada. Na Figura 3.2, encontramos Ganso subitamente interrompendo o movimento da jogada para o São Paulo contra o River Plate em Buenos Aires. Mais uma vez, vemos Ganso usando os cravos para rolar e manipular a bola para escapar de uma situação aparentemente impossível.

Figure 3.3

A Figura 3.3 mostra um exemplo perfeito de como a pausa de Ganso parece hipnotizar os defensores por um momento. Por que o defensor do River Plate não tenta simplesmente tirar a bola de Ganso? A bola está ali para ser ganha. A estranha e repentina mudança de ritmo de Ganso tem o efeito de uma melodia de encantador de serpentes, congelando os oponentes em uma animação suspensa antes que ele faça o passe decisivo.

Figure 3.4

No sistema de Diniz, Ganso tem a liberdade de vagar, de ir para onde ele sente que pode ajudar mais a equipe – isso muitas vezes é na construção da jogada. Em vez de executar automatismos programados, os jogadores buscam Ganso como seus pontos de referência temporais. Na Figura 3.4, Ganso atrai a pressão de dois adversários antes de recuar para o espaço vazio e sair com um passe de costas.

Figure 3.5

Ganso inicia a jogada a partir do recomeço do tiro de meta na Figura 3.5. Observe como André simplesmente devolve a bola ao seu organizador de jogo próximo. Ganso guia a jogada desde a base com um toco y me voy e avança para receber em um ponto futuro. Veja como os outros jogadores do Fluminense (Samuel Xavier, Martinelli, Nino) também avançam em busca de pontos futuros após liberar o passe.

Figure 3.6

Na Figura 3.6, Ganso se recua para assumir seu papel de condução a partir da base – é como o timoneiro de um barco a remo chamando os tempos das remadas de sua equipe. Ganso inicia a jogada e então avança com seus companheiros de equipe. Novamente, veja como André deixa a bola para Ganso, permitindo que o camisa 10 faça a jogada ao passar um passe característico entre os adversários.

Figure 3.7

Figura 3.7 – Ganso incorpora os ritmos irregulares do organizador de jogo humano – é tão provável para Ganso avançar além da jogada e aparecer repentinamente com a chave para a progressão da jogada. Às vezes, tudo o que ele precisa é de um toque perfeitamente cronometrado para iniciar o ataque.

Figure 3.8

A capacidade dos jogadores do Fluminense de harmonizar com os sinais espontâneos de Ganso é o que torna a equipe tão fluida e perigosa na posse de bola. Na Figura 3.8, Ganso inicialmente joga como o mais avançado dos três meio-campistas. Depois de jogar o corta-luz na escadinha, Ganso recua com Martinelli avançando para receber no ponto futuro.

O “ponto futuro” foi um termo usado por Claudio Coutinho, técnico da lendária equipe do Flamengo do final dos anos 70 e início dos anos 80. Refere-se a um momento ainda desconhecido quando um jogador recebe a bola mais avançado no campo.

Na Figura 3.9, Ganso troca passes próximos com Cano antes de avançar pelo lado direito. Esse movimento permite que Samuel X e Martinelli toquem e vão e recebam no ponto futuro de John Arias

Figure 3.10

A Figura 3.10 mostra imagens da partida da fase de grupos da Copa do Mundo de 1982 entre o Brasil e a Nova Zelândia. Observe como cada jogador brasileiro avança imediatamente após passar a bola.

O famoso sistema de Tele Santana era baseado em uma compreensão coletiva do toco y me voy para se encontrar com a bola novamente em um ponto futuro.

3.11


Ao contrário dos exemplos anteriores do Sevilla, os movimentos para frente de Ganso com toco y me voy geralmente são correspondidos com passes de retorno no Fluminense. Na Figura 3.11a, a corrida para frente de Ganso proporciona um corta-luz/escadinha e uma chance de gol para Cano.

Na Figura 3.11b, vemos outro exemplo da brilhante percepção contextual de Ganso. É como se Ganso tivesse olhos na parte de trás da cabeça para ver Cano disponível para a sutil conexão de calcanhar.

Figure 3.12

Onde quer que Ganso tenha jogado, ele sempre prosperou em ambientes onde seus movimentos de toco y me voy são correspondidos com passes de retorno que o encontram no ponto futuro. A Figura 3.12 mostra uma dessas sequências para o São Paulo em 2016, logo antes da partida de Ganso para o Sevilla.

3.13

Na Figura 3.13, vemos Ganso ditando o ritmo em seu papel de maestro. Martinelli recua demais, deixando um “espaço morto” à frente da bola. Ganso diz a Martinelli para avançar e receber no ponto futuro. Neste exemplo, Martinelli faz o corta-luz para a escadinha quando o passe finalmente chega.

Figure 3.14

Quando estão em seu melhor, os momentos de encantamento do Fluminense fluem através de Ganso. Durante toda a sequência na Figura 3.14, Ganso mal se move. Quando ele recebe com os pés, Samuel X e Arias avançam para pontos futuros. Ganso permanece e se torna o volante, e quando a bola volta para seus pés, ele a toca despreocupadamente ao redor do canto para iniciar o ataque pelo interior.

3.15

Quando o Fluminense está se movendo ao ritmo de Ganso, eles se tornam algo diferente. Suas formas e formas são tão imprevisíveis que defendê-los se torna problemático e confuso. Na Figura 3.15, os colegas de equipe de Ganso repetidamente devolvem a bola para o camisa 10. É o oposto do que acontecia sob o comando de Sampaoli no Sevilla.

Agora, Ganso é o organizador de jogo. Os tempos do sistema são subordinados à intuição e ao romantismo da interpretação humana e do movimento.

CODA


Então, podemos nos perguntar: o que é um organizador de jogo? É o jogador que consegue alinhar mais perfeitamente suas ações ofensivas com os tempos ordenados do sistema? Essa ideia se correlacionaria bem com a metáfora do “metrônomo” atribuída a jogadores como Rodri no Manchester City. Ou será que o organizador de jogo é um jogador que calibra os tempos do sistema em si, juntando pistas temporais coletadas do caos do jogo?

É claro, o grande medo dos treinadores é que, se eles dependerem muito de um jogador para moldar as assinaturas de tempo da equipe, então o que acontece se esse jogador não estiver disponível?

Os humanos são irritantemente inconfiáveis, eles se machucam, pegam resfriados e têm dias ruins, então é considerado prudente padronizar esse aspecto criativo e terceirizá-lo para uma inteligência artificial menos biologicamente instável.

Essa neurose alimentou a construção de uma metodologia de treinamento dominante focada em reduzir esse risco e, assim, na centralização e padronização do tempo.

Os treinadores podem estar mais dispostos a permitir tempos naturais se tivessem mais jogadores capazes de usar tal poder efetivamente — se o treinador tiver dois ou até três jogadores que possam assumir essa responsabilidade, talvez não haja tanta preocupação sobre um deles estar indisponível.

O ciclo vicioso da ansiedade do treinador se infiltrando no currículo de desenvolvimento do jogador criou uma série ordenada de circuitos de feedback fechados.

Em vez de buscar projetar ambientes de treinamento que sejam terrenos férteis para o desenvolvimento de organizadores de jogo radicais e que desafiam o tempo, nós seguimos o caminho oposto e abraçamos uma ideologia tática baseada em tempo centralizado, aversão ao risco e um conservadorismo rítmico profundamente enraizado.

Para romper com essa linha do tempo estagnada, devemos ver o desaparecimento do organizador de jogo como uma provocação, um convite para questionar a direção que a obsessão do futebol moderno por sistemas de controle nos levou.

Ao desaparecer diante de nossos olhos, o organizador de jogo nos permite ver mais claramente a forma do sistema que criamos.

As verdades do futebol sempre serão invisíveis e, com o tempo, o grande ato de desaparecimento de Ganso pode acabar sendo o maior truque que o camisa 10 já realizou.

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